quarta-feira, 22 de julho de 2015

Por Alfredo Brites



VENDAS DE LIVROS NO BRASIL: AUMENTOU de 6,9% ESTE ANO.



As vendas de livros no Brasil encerraram o primeiro semestre de 2015 com um aumento de 6,9% no faturamento, em comparação com o mesmo período de 2014. Os números  constam do Painel Especial das Vendas de Livros do Brasil, divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) e pelo Instituto de Pesquisa Nielsen, e mostram que o crescimento ficou abaixo da inflação de 8,5% acumulada nos últimos 12 meses.
Os dados também apontam desaceleração do crescimento das vendas de livros em junho, que subiram 8,2% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em maio, o aumento do faturamento foi 21% em relação a 2014.
A pesquisa indica que os preços ao consumidor dos livros ficaram 1,6% mais baixos no primeiro semestre deste ano, com uma média de R$ 37,97 a unidade, contra R$ 38,58 em 2014. Já o volume de vendas registrou um crescimento de 8,6%, fortemente influenciado, segundo o levantamento, pelos livros de colorir, que representaram 6% do total de exemplares vendidos no primeiro semestre.
De acordo com o sindicato, o objetivo da criação do Painel Especial das Vendas de Livros é o de dar mais transparência à indústria editorial brasileira. O levantamento tem como base o resultado do BookScan Brasil, serviço de monitoramento que apura as vendas nas principais livrarias e supermercados do país.
Primeiro serviço desse tipo no mundo, o BookScan está presente em dez países. Já o Instituto Nielsen, há mais de 90 anos no mercado, com atuação em mais de 100 países, coleta os dados para a realização do painel diretamente no caixa das livrarias, do e-commerce e de outros varejistas.
Segundo o sindicato, as informações processadas pelo Instituto Nielsen são enviadas online e atualizadas semanalmente. A entidade passará a divulgar mensalmente o Painel de Vendas.
Fonte: Agência Brasil

Brasil aparece em 5º no ranking mundial de viciados em smartphone.



O número de viciados em smartphones cresceu quase 60% no último ano. Se as pessoas consideradas viciadas se reunissem em um país, ele seria o quarto mais populoso do mundo, com 280 milhões de habitantes. Mensageiros e redes sociais lideram o ranking de apps mais utilizados.
De acordo com a consultoria Flurry, responsável pelo estudo, é considerado como viciada em celular a pessoa que abre aplicativos mais de 60 vezes ao longo de um dia. Na comparação com o ano passado, o número de viciados cresceu 59%. São 280 milhões de pessoas nessa situação. Se morassem em um mesmo país, essa população ocuparia a posição número 4 no mundo, com mais gente do que no Brasil inteiro.
A quantidade de consumidores regulares, que utilizam aplicativos entre uma e 16 vezes por dia, cresceu 25%, enquanto os “super”, que abrem apps de 16 a 60 vezes diariamente, aumentaram 34%, chegando aos 590 milhões de usuários. No total, são 1,8 bilhão de usuários no mundo.
O estudo também apontou as categorias de aplicativos mais utilizadas por pessoas viciadas, em comparação com usuários regulares. Mensageiros e redes sociais lideram o ranking, com 556% de diferença entre os tipos de consumidores, seguidos pelos apps nas categorias utilidades e produtividade; jogos; finanças; e notícias e entretenimento.
Você é viciado?
O aplicativo Checky, para Android e iOS, conta quantas vezes por dia você verifica o seu smartphone, revelando uma visão geral sobre seus hábitos.

Dormir mal pode causar dores crônicas. 


Os antigos chineses diziam que uma noite mal dormida nunca é recuperada. Pensando assim, é difícil imaginarmos o quanto já perdemos de qualidade de vida por noites acumuladas de sono ruim. A falta de sono está relacionada com diversos problemas de saúde, como alterações de humor, comprometimento da memória, atenção e concentração, cansaço, apatia, queda do sistema imune e até mesmo desenvolvimento de diabetes e doenças cardíacas. Além disso, o sono também está diretamente relacionado com as dores crônicas e vice-versa.
Um estudo norueguês que durou 17 anos relacionou o sono frequentemente interrompido com o aparecimento e a persistência de dores crônicas. A interrupção frequente na hora de dormir nos impede de atingir o estágio de sono profundo. E é justamente nessa fase que nosso organismo repara estruturas do corpo que sofreram lesões, desgastes ou danos em decorrência das atividades normais do dia a dia.
Sem uma duração adequada da fase de sono profundo, o organismo perde a oportunidade de se recuperar adequadamente. Outro estudo, esse inglês, mostrou que um aumento na qualidade do sono diminui a ocorrência de depressão e melhora o prognóstico de quem sente dor.
O sono ruim pode ter diversas causas, como apneia do sono, ronco, excitação por meio da televisão antes de deitar, computadores ou exercícios, consumo de cafeína, exposição insuficiente à luz solar, estresse, uso de medicações, horários de trabalho noturno, entre muitas outras.
A maioria dos problemas para dormir, no entanto, é temporária e relacionada ao estilo de vida, o que significa que pode ser mudada. Confira abaixo alguns problemas que podem atrapalhar a qualidade do seu sono e dicas para melhorá-los. É importante ter em mente que se o sono se mantém alterado por mais de alguns meses, é importante consultar um especialista.
ESTRESSE
  • Procure lidar com o estresse antes de se deitar, praticando relaxamento, ouvindo música ou fazendo uma leitura leve.
  • Tente tirar as preocupações da sua cabeça antes de se deitar. Termine tarefas, organize e limpe o ambiente, faça planos.
  • Cultive a paz nos seus relacionamentos. Converse, escute, perdoe, peça perdão e resolva conflitos de modo que todos ganhem.
  • Pratique um relaxamento diário de 15 minutos para acalmar sua mente e relaxar o seu corpo.
ESTILO DE VIDA
  • Siga um horário regular para ir dormir e acordar, mesmo aos fins de semana. Isso fortalece o seu relógio biológico.
  • Durma somente o necessário para se sentir renovado, normalmente entre 7 a 8 horas para adultos. Se possível, evite alarmes.
  • Estabeleça uma rotina para antes de dormir. Por exemplo, crie um horário de silêncio, tome um banho, escute música, faça respirações profundas e conscientes, relaxe em um ambiente tranquilo.
  • Evite estimulantes como cafeína, nicotina, álcool e refeições pesadas antes de deitar.
  • Beba líquidos quentes como chás e faça lanches leves antes de dormir.
  • Procure realizar exercícios e alongamentos de forma regular durante o dia.
  • Mantenha-se ocupado durante todo o dia e evite cochilos.
EMOÇÕES
  • Lide com seus medos antes de deitar. Tranque portas, acione alarmes, garanta sua segurança.
  • Evite livros, filmes e jogos com suspense ou muito excitantes à noite.
  • Procure enfrentar e resolver emoções como raiva e ansiedade antes de deitar.
  • Leia ou releia conteúdos e pensamentos que lhe pareçam positivos e agradáveis antes de dormir.
  • Evite levar para cama objetos eletrônicos como celular e tablets. Cerca de 30 minutos antes de deitar, procure de desconectar deles .
AMBIENTE
  • Evite adormecer em frente à televisão e assistir TV na cama. Se começar a se sentir cansado, vá dormir.
  • Use seu quarto e sua cama para dormir, mas saia deles se não adormecer em até 15 minutos. Até porque, se você não pegou no sono nesse tempo, provavelmente não conseguirá por pelo menos uma hora ou mais. Isso acontece porque nosso sono funciona em ciclos que se repetem ao longo da noite.
·          

Nenhum comentário:

Postar um comentário