terça-feira, 2 de junho de 2015

Por Alfredo Brites

 
Gravidez altera cérebro para sempre.

Ficar grávida e ter filhos faz com que a vida nunca mais seja a mesma. E, de acordo com uma investigação realizada no Canadá, também altera de forma permanente o modo como o cérebro funciona, já que modifica a sensibilidade à hormona estrogénio.
A investigadora Liisa Galea, da Universidade da Columbia Britânica, procurou determinar de que forma as fêmeas de mamíferos se comportam a nível psicológico e neurológico antes e depois da gestação. As conclusões a que chegou mostram que as que têm um historial de filhos apresentam uma reação ao estrogénio que pode dificultar as capacidades de aprendizagem, enquanto que as que nunca foram mães “aproveitam” esta hormona para potencializar a forma como adquirem novos conhecimentos.
Mais tarde, na altura da menopausa, também a reação aos medicamentos de substituição hormonal poderá ser diferente conforme se trate de mães ou mulheres que nunca engravidaram. Algo que, para a cientista, “deve ser levado em linha de conta pelos médicos, ao prescreverem este tipo de medicação”.
Liisa Galea também apresenta uma explicação para o facto de muitas grávidas sentirem as suas capacidades de raciocínio diminuídas durante a gestação. “É uma combinação de altos níveis de hormonas com uma efetiva redução da massa cinzenta”, afirma, recordando que cerca de seis por cento do cérebro feminino é afetado nos nove meses, regressando ao seu tamanho normal logo que o bebé nasce.
 

Os seis alimentos anticâncer que não podem faltar no seu cardápio.

 Nos últimos anos, diversas pesquisas mostraram que uma alimentação equilibrada influencia na qualidade de vida. Alguns desses estudos focam, sobretudo, nos benefícios de determinados alimentos para a prevenção contra o câncer, uma das doenças que mais matam no Brasil e no mundo, principalmente o câncer de mama, próstata e pulmão. Diz o médico Paulo Hoff, chefe da oncologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Seis alimentos que são aliados contra o câncer 

Tomate

Rico em licopeno, a substância responsável pela sua cor avermelhada, o tomate tem intenso efeito contra o câncer, inibindo a proliferação das células cancerígenas.

Alho

Estudos científicos mostraram que o consumo de alho pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama e o gástrico. Seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose – elas se suicidam – e, dessa forma, evitam a formação de um tumor.

Couve

A família das crucíferas (couve-flor, couve-manteiga, brócolis, repolho...) é uma das mais conhecidas pelo seu potencial quimiopreventivo. Diversas pesquisas mostram que esses vegetais podem prevenir contra vários tipos de tumores, como de pulmão, de mama, de bexiga, de próstata e do aparelho digestivo.

Vitamina C

Presente em frutas, como laranja e limão, a vitamina c pode ser usada entre as pessoas que já sofreram da doença e estão seguindo algum tipo de tratamento contra ela. Além disso, estudos indicam que a vitamina c também ajuda na hora da prevenção. Seu efeito antioxidante bloqueia a ação dos radicais livres, além de inibir a formação de nitrosaminas – substâncias cancerígenas.

Chá verde

A grande quantidade de catequina, um fitonutriente do chá, proporciona grande atividade antioxidante e ativadora do metabolismo. A catequina também apresenta atividade anti-inflamatória e induz a morte de células cancerígenas. O ideal é que seja consumido uma xícara por dia na forma de infusão.

Uva

Para se proteger das agressões externas, as uvas produzem uma substância chamada resveratrol, encontrada em suas sementes e pele. Pesquisas mostram que esse composto tem propriedade antinutagênica, por isso previne contra o início do processo canceroso. É por esse motivo que o vinho tinto também se torna um aliado. 
 

 Lançamento do Windows 10 é marcado para  julho

    iG São Paulo

Finalmente, temos uma data de lançamento para o tão aguardado Windows 10: 29 de julho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) por Terry Myerson no blog oficial do Windows. No texto, o executivo destaca algumas das novidades da décima versão do sistema operacional chega em breve para atender aos 1,5 bilhões de pessoas que já usam Windows em mais de 190 países.

Usuários que desejaram receber logo a atualização poderão se inscrever por meio de uma notificação que aparecerá no sistema ou pelo site do Windows.
A primeira novidade é o retorno do menu Iniciar, ausente no Windows 8. Além disso, o Windows 10 promete ser mais rápido de ligar e também de acordar quando em repouso. O Windows 10 também quer ser a plataforma mais segura, por isso vai incluir o Windows Defender como opção de proteção anti-malware gratuita, e oferecer atualizações gratuitas de segurança durante toda a vida útil do dispositivo.
Outra novidade é a Cortana, assistente de voz da Microsoft, que futuramente também poderá ser vista em dispositivos iOS e Android segundo a Microsoft. A Cortana aprende as preferências do usuário para fornecer recomendações pertinentes, acesso rápido às informações e lembretes importantes. A interação é natural, via fala ou escrita. Além disso, a Cortana não funciona apenas no PC, mas também no smartphone.
A experiência com o famoso pacote Office, Word, PowerPoint e Excel, também promete ser mais completa, uma vez que os programas foram redesenhados para funcionar no Windows 10 e serem compatíveis com equipamentos com telas sensíveis ao toque.
O Windows 10 também traz uma novidade para os amantes de games: integração com o Xbox pela Xbox Live, loja de jogos, e pelo aplicativo nativo do Xbox, que traz jogos para PCs e outros dispositivos móveis.
Os aplicativos básicos de fotos, vídeos, mapas, contatos, e-mail e calendário também foram reformulados no Windows 10. Eles também funcionarão de forma sincronizada, isto é, o usuário pode começar algo no PC e terminar no smartphone que todas as mesmas informações estarão lá.
Já com o Continuum do Windows permite que os equipamentos 2 em 1, ou seja, que são tablet e notebook, mudem de uma forma para a outra. Nos smartphones, o Continuum permitirá que os usuários transformem seus equipamentos em PC com a ajuda de um monitor, um mouse e um teclado.
No dia 29 de julho, usuário de Windows 8, 8.1 e Windows 7 poderão fazer o upgrade gratuito, tanto no PC quanto no tablet, ou ainda comprar um novo equipamento já rodando Windows 10. Por enquanto, é possível se inscrever para receber a atualização assim que ela for lançada dentro do próprio Windows, desde que ele seja autêntico, é claro. A Microsoft já disse que não irá dar atualização para cópias piratas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário