sexta-feira, 19 de junho de 2015

Por Alfredo Brites



Homens herdam mais falhas genéticas das mães, dizem estudos.

 

 Há cada vez mais provas de que os homens são o sexo frágil. Uma série de estudos revela que certos tipos de mutações só têm consequências negativas quando passadas de mulheres para filhos do sexo masculino, o que pode explicar por que eles têm menor expectativa de vida.

O fenômeno é apelidado de "maldição da mãe", como informou o geneticista Neil Gemmell, da Universidade de Otago, Nova Zelândia. Os dados são do site do encontro anual da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Portugal , e dos jornais Daily Mail e The Telegraph.
O pesquisador disse que estudos em moscas de fruta e peixe sugerem que mutações no DNA mitocondrial (herdado apenas da mãe) só causam danos quando passadas para homens, que não as transmitem para a próxima geração. Há aumento de risco de várias doenças, como do coração, músculo e nervos, além de crescente evidência sugerindo impacto sobre a fertilidade masculina e capacidade cognitiva.
"Acho que é um infeliz acidente da herança materna que significa que a prole masculina é amaldiçoada ou agraciada com tipos mitocondriais abaixo do ideal", comentou Gemmell.
 Os objetos do dia a dia mais contaminados com bactérias.



Charles Gerba, pesquisador da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, descobriu que as bactérias do vaso sanitário – que são muitas – podem migrar dali por causa do acionamento da descarga e se depositar em outras superfícies do local, como a escova que limpará os dentes logo em seguida. A partir de então, migram para a boca e podem entrar no organismo. Dependendo do tipo de bactéria, pode causar problemas de saúde.
O controle remoto, se não bem higienizado, pode virar uma "esponja" de bactérias.
Gerba comparou as bactérias que se depositaram em gazes que colocou no banheiro para o experimento que comprovou que dar descarga com a tampa do vaso sanitário aberta não é uma boa ideia.
No entanto, não é só o banheiro que é escolhido como lar de bactérias. Elas estão em lugares que tocamos muitas vezes e até mesmo em maior quantidade nos objetos tão usados no dia a dia. Quem imaginaria que o celular pode ser um carregador de bactérias, mais do que o vaso sanitário? E a maçaneta de uma porta? 
Celular: é o campeão de contaminação por bactérias, mas por ser de uso pessoal não é o que causa mais danos, segundo Miguez. Sem estragar o aparelho, limpá-lo com álcool 70% ajuda. O álcool 98% não mata bactérias.
Lavar as mãos com frequência e, quando não for possível, higienizá-la com álcool em gel evita que essas doenças sejam transmitidas. Segundo o infectologista, não são somente bactérias que vivem nas superfícies, mas também os vírus e parasitas.
 “Diabetes não controlado, por exemplo, deixa a imunidade mais baixa e qualquer doença por vírus ou bactéria pode evoluir para um quadro mais sério. No caso dos idosos também. São grupos de pessoas que necessitam de um cuidado maior”, alerta o médico.
- iG São Paulo

Aposte na motivação pessoal para conquistar resultados.

 

 Motivação pessoal é a palavra-chave para quem quer alcançar o sucesso e realizar sonhos. Mas, mais do que isso, significa um conjunto de mudanças, ações, decisões que precisam ser tomadas ao longo de uma trajetória. E tem a ver, também, com a identificação de seu objetivo.

 De acordo com o jornalista e palestrante Daniel Müller, para encontrar motivação a pessoa precisa, antes de mais nada, entender seu foco, seu alvo. E isso pode variar muito de uma pessoa para outra. Há quem precise de motivação pessoal para mudar de emprego, outros para comprar uma casa ou um carro ou, ainda, para casar e ter filhos.
Os problemas podem começar quando o sujeito não entende seu propósito. De acordo com Müller, que dirige o Instituto Cada Vez Melhor, com muita frequência as pessoas não sabem responder claramente quais são seus objetivos de vida. Logo, se encontram desmotivadas e o fracasso pode estar a um passo.
 Depois de descobrir e compreender seu sonho e seu objetivo, para encontrar motivação pessoal é preciso definir metas. Em seguida, vem a meta competência, que é a “mola” ou o “músculo” que vai impulsionar a vontade de chegar ao seu objetivo.
  Cinco dicas para encontrar motivação pessoal:
 1. Identifique claramente o que você quer. Use o papel e escreva seu objetivo e tudo o que você espera a partir dessa conquista.
 2. Tenha pensamento positivo, sempre e toda a vez que o inconsciente disser não, reaja.
 3. Estimule sua autoconfiança, desenvolva a capacidade de olhar para dentro de si e valorizar os bons resultados até agora.
 4. Invista em sua rede de relacionamentos, entenda que tudo na vida depende das relações humanas.
 5. Nunca seja “mais ou menos”, dê sempre o seu melhor, não importa em qual ação, seja sempre “mais”.
 iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário