quarta-feira, 17 de junho de 2015

Por Alfredo Brites




A borracha deveria ser banida da sala de aula?




 
A velha e boa borracha seria um "instrumento do diabo"? É o que afirma o cientista cognitivo Guy Claxton, professor visitante do Kings College London, no Reino Unido.
Em entrevista ao jornal Daily Telegraph, Claxton disse que a borracha cria uma "cultura de vergonha do erro" e sugeriu bani-la das escolas britânicas.
"É uma forma de mentir para o mundo, dizendo: 'Não errei. Acertei de primeira'."
Para ele, é melhor que alunos assumam seus erros na escola, porque é assim que ocorre no mundo real.
Ele está certo? Borrachas deveriam ser proibidas nas escolas?
"Acredito que isso seria severo demais", afirma John Coe, porta-voz da Associação Nacional para Educação Primária do Reino Unido.
"No entanto, em certas ocasiões, a borracha não deveria ser usada. Se estou ensinando matemática, quero que os alunos mostrem seus cálculos. Não gostaria de ver meus pupilos tão preocupados com a resposta correta que não deixem indícios de como chegaram à resposta."
De fato, ver os erros cometidos por estudantes é uma parte importante do aprendizado.
"Observar os enganos cometidos por eles é uma parte essencial do trabalho de um bom professor", acrescenta Coe. "É preciso ver as tentativas feitas para chegar à resposta para orientar melhor o aluno."
Em sua proposta, Claxton defende que, ao negar ter cometido erros, os estudantes não estão sendo preparados para o mundo, onde enganos são cometidos - e é preciso conviver com as consequências disso.
"Para crianças pequenas, ser capaz de ver seu próprio erro é um passo importante", afirma Anthony William, especialista em psicologia infantil da Universidade de Sheffield. "Mesmo quando somos adultos temos dificuldades em enxergar nossos erros."

Por que algumas pessoas cantam melhor do que as outras?

 

Segundo pesquisador canadense, capacidade de cantar tem menos a ver com talento e mais com prática .

O mito do talento

Segundo Sean Hutchins, pesquisador canadense do Conservatório de Música de Toronto, a capacidade de cantar tem menos a ver com talento e mais com prática.
O elemento-chave que distingue os cantores bons dos ruins, diz ele, não está vinculado ao talento natural, mas ao treinamento para usar a voz corretamente.
Na verdade, "quando investigamos as principais razões pelas quais as pessoas não conseguem cantar, verificamos que apenas uma pequena parcela da população (2%) não tem capacidade de detectar a diferença entre notas musicais", explica Hutchins à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
"A maioria pode ouvir as diferenças de tom e percebe as notas corretas que supostamente deveriam cantar", acrescenta.
Daniel Müllensiefen, da Universidade de Goldsmith, em Londres, concorda com o pesquisador canadense.
"Apenas uma pequena proporção da população que sofre de surdez tonal", diz ele.
A ausência de ouvido relativo ─ capacidade de distinguir uma nota de outra ─ se deve na maior parte dos casos à falta de confiança e prática, especialmente se formos criticados quando crianças.

Voz

Elemento-chave que distingue os cantores bons dos ruins não está vinculado ao talento natural, mas ao treinamento para usar voz corretamente
Embora em muitos aspectos o canto possa ser comparado a qualquer outra atividade, já que melhora com a prática, há uma diferença importante ser levada em conta, defende Hutchins.
"Trata-se de algo particularmente interessante porque todos nós usamos a voz para falar, e a maioria das pessoas não tem nenhum problema em usar a voz de forma adequada e eficiente, mas quando ela é usada para outras atividades, como cantar, muitos não tem a prática necessária para fazê-lo corretamente."


Google lança serviço no YouTube para jogos.

 O Google disse na úlrima sexta-feira que está lançando um serviço de jogos por streaming chamado "YouTube Gaming", criando um concorrente para o serviço Twitch, da rival Amazon.
O serviço estará disponível como aplicativo e num website.
Mais de 25 mil jogos irão, cada um, ter sua própria página no site, levando vídeos e streams ao vivo sobre vários títulos juntos em um único espaço, disse o Google.
Os usuários poderão adicionar jogos à sua própria coleção para acesso rápido, assinar canais e receber recomendações de novos jogos baseados nos jogos e canais que seguem.
A Amazon comprou o Twitch Interactive no ano passado por 970 milhões de dólares, apostando em uma proposta rival do Google.
O serviço será lançado nos próximos meses, começando nos Estados Unidos e no Reino Unido. 
   (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário