sábado, 30 de maio de 2015

Por Alfredo Brites


Cinco livros consagrados sobre discriminação racial.

O tema espinhoso faz parte da humanidade há séculos e foi inspiração para obras na literatura, no cinema e na teledramaturgia
O racismo e a discriminação ao negro é um dos temas mais infelizes da história humana, e assuntos relativos ao tema se fazem presentes até os dias atuais. Diversos livros e romances já foram escritos a respeito do assunto, e o Terra e a Nuvem de Livros listam 5 obras importantíssimas sobre o tema.
 Confira: Doze Anos de Escravidão (Solomon Northup)
É o livro que inspirou o longa metragem de mesmo nome, dirigido por Brad Pitt e que no ano passado recebeu três estatuetas da Academia, incluindo melhor filme. A obra, autobiográfica, relata a história vivida pelo negro violinista Solomon Northup após ser raptado e vendido como escravo nos Estados Unidos, na primeira metade do século 19.

A Cabana do Pai Tomás (Harriet Beecher Stowe)

A obra foi publicada originalmente em 1852 nos Estados Unidos e chegou a ganhar uma novela no Brasil, nos anos 1970. O livro, que é um dos mais importantes do período escravista americano e apontado como importantíssimo para a abolição da escravatura naquele país, relata com emoção a história do velho escravo Pai Tomás e os dramas vividos por ele e seus companheiros.

A Escrava Isaura (Bernardo Guimarães)

Outro caso de livro que se tornou novela (no caso, duas vezes: em 1976, na Globo, e em 2004, na Record). O romance original, porém, foi escrito pelo brasileiro Bernardo Guimarães e publicado em 1875, antes mesmo da abolição da escravatura no País. Isaura é escrava branca, mas a obra permeia todo o contexto do Brasil escravista e apresenta a realidade do negro do século retrasado. Este conteúdo está disponível na Nuvem de Livros.

A Resposta (Kathryn Stockett)

Romance de estreia da autora americana, foi publicado em 2009 e tornou-se um best-seller, ganhando inclusive adaptação no cinema com o filme Histórias Cruzadas. O livro narra o relacionamento de empregadas domésticas negras com patroas brancas, no cenário do estado americano do Mississipi em 1962.

As aventuras de Huckleberry Finn (Mark Twain)

A história se passa no século 18, nos Estados Unidos. O menino Huck Finn, no intuito de se afastar do pai violento e alcoólatra, resolve fugir de casa. No caminho, durante passagem pelo Rio Mississipi, ele se contra com Jim, escravo refugiado que rumava para o norte do país, não escravagista. Ambos se lançam em uma aventura intrigante, que não deixa de questionar os valores racistas e escravistas da época.
 

Dor de dente? Salmoura e óleo de cravo podem ser solução.

  Quando a dor de dente chega é comum sentir necessidade de recorrer a técnicas caseiras para tentar diminuir o sofrimento rapidamente. Entre as dicas mais conhecidas para aliviar esse mal está o uso da salmoura (água morna com sal). “Essa solução auxilia na drenagem de infecções, além de acalmar os tecidos moles da boca”, diz a especialista.
Outra técnica que traz alívio imediato é aplicar óleo de cravo no dente dolorido. O cravo possui ação anestésica que ajuda nesses casos. Mas é importante que seja dito que quando um dente dói, é sinal de que há algo errado e um dentista deve ser consultado. Algumas dessas técnicas podem acabar mascarando sinais mais graves e prejudicar diagnósticos precisos.
Na maioria das vezes, a dor de dente está associada a cáries ou infecções. No entanto, alguns casos podem estar relacionados à sensibilidade por retração gengival, desgaste do esmalte dental, traumas, sinusites, dores de ouvido, entre outras dores orofaciais. 
 

Livro que só poderá ser lido daqui 100 anos.

 
BBC
A escritora canadense Margaret Atwood será a primeira entre cem autores a contribuir com um livro para um projeto chamado Future Library (Biblioteca do Futuro).
A cada ano, uma obra inédita de ficção escrita por diferentes autores será incluída em uma coleção até 2114, quando os cem livros serão finalmente publicados.
A Biblioteca do Futuro foi criada pela artista escocesa Katie Peterson e os manuscritos serão guardados em Oslo, na Noruega.
Mil árvores foram plantadas em uma área próxima à capital norueguesa para suprir o papel no qual as obras serão finalmente impressas.
Margaret Atwood certamente não estará presente na festa de lançamento.
Nascida em 1939 em Ontário, a romancista, poeta e ensaísta é ganhadora, entre outros prêmios prestigiosos, do Booker Prize (pelo romance O Assassino Cego). Entre outros de seus livros estão O Conto da Aia, Olho de Gato, Vulgo Grace.
"Esse projeto pelo menos acredita que a raça humana ainda vai estar por aqui dentro de cem anos."
"A Biblioteca do Futuro deve atrair muita atenção nas próximas décadas, com as pessoas tentando adivinhar o que os escritores colocaram dentro de suas caixas lacradas", disse Atwood.

Coleção Secreta

As obras da Biblioteca do Futuro ficarão sob a guarda de uma comissão - o Future Library Trust - que inclui importantes editoras e editores. A cada ano, a comissão convidará um escritor para contribuir com uma obra para a coleção de manuscritos inéditos.
Os textos serão mantidos dentro de uma sala projetada especialmente para alojá-los na Biblioteca Deichman, em Oslo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário