sábado, 23 de maio de 2015

Por Alfredo Brites



 

Excesso de sal pode retardar puberdade e afetar fertilidade.

  Já se sabe que o sal em excesso é o vilão em uma alimentação, podendo causar sérios problemas de saúde. Agora, uma pesquisa americana mostrou que o ingrediente também é capaz de retardar a puberdade e afetar a fertilidade das gerações seguintes.

O estudo mostrou que pessoas que consomem de três a quatro vezes a mais que a quantidade recomendada de sal por dia sofrem com o atraso da puberdade. Isso pode levar à fertilidade reduzida e níveis mais altos de estresse.
Para chegar às conclusões, a equipe estudou como diferentes quantidades de sal afetavam a puberdade de ratos, e percebeu que os que ingeriam grandes quantidades do alimento demoravam para entrar na puberdade.
Por outro lado, ratos que seguiram uma dieta sem sal também tiveram a puberdade atrasada. A autora da pesquisa, Dori Pitynski, concluiu que a ingestão de sal é necessária para o início da puberdade, mas seu excesso pode prejudicar a saúde reprodutiva.
Dados recentes da Organização Mundial da Saúde mostram que a população está consumindo mais sal do que o necessário. Um grande número de pessoas estão ingerindo mais do que os 5g (uma colher de chá) recomendados por dia para adultos.

Saiba como escolher um cuidador de idosos adequado.

Cuidador de idosos. Se você nunca pensou na importância desse profissional, comece a se acostumar. Dados do IBGE apontam que o envelhecimento da população brasileira está acima da média mundial: em 10 anos, o número de pessoas com mais de 60 anos passou de 15 para 23 milhões no país. E a expectativa é de que esse crescimento triplique até 2040.
 Em um primeiro momento, essa maior longevidade representa uma boa notícia. Afinal, estamos vivendo mais. O problema é que, não necessariamente, esse tempo maior vem acompanhado da tão desejada qualidade de vida.
Assim como a expectativa de vida, doenças degenerativas, como o Alzheimer e doenças crônicas, associadas ao estilo de vida, também avançam de forma significativa. Isso quer dizer que o brasileiro está ficando mais velho e mais dependente.
As funções do cuidador de idosos incluem, em geral, auxílio na higiene, estimulação e ajuda na alimentação e na locomoção, mudar a posição do idoso na cama, administrar medicações, comunicar aos médicos sobre as mudanças no estado de saúde e, sobretudo, ser o elo entre o idoso e a família.
Especialistas recomendam sempre que o cuidador de idosos seja contratado por meio de empresas especializadas em RH. Entretanto, se você decidir contratar por conta própria, é importante observar alguns detalhes importantes.
 Primeiramente, tenha referências e verifique trabalhos anteriores do candidato. Analise o equilíbrio emocional do candidato para assegurar que ele vai tratar o idoso com carinho e dedicação.
 Também é recomendável a contratação de pessoas que tenham feito pelo menos um curso voltado ao atendimento da terceira idade. Estes cursos têm sido cada vez mais frequentes e abordam aspectos do envelhecimento. São ministrados por enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros especialistas da área da saúde.
 Se o idoso precisar de medicamentos que incluem procedimentos minimamente invasivos, como curativos ou injeções, o ideal é que o cuidador seja, pelo menos, um técnico em enfermagem.
 Atenção aos maus tratos
É importante ter em mente também que o idoso está exposto a maus tratos, tanto físico quanto psicológico.
 Por isso, ao perceber que seu familiar anda calado, triste ou agressivo, converse para apurar as causas e, se for o caso, instale câmeras de vídeo nos locais onde ele fica. Isso irá dar mais segurança a você e ao seu familiar.
 

Por que a Dinamarca quer acabar com moedas e cédulas de dinheiro?

 Por BBC - 
Quando as primeiras moedas foram cunhadas na Ásia, há 2,6 mil anos, foi dado início a uma verdadeira revolução no comércio em escala mundial.
Na Dinamarca, pagamentos com cédulas e moedas caíram 90% desde 1990
Aos poucos, esse questionamento leva a ações concretas, como na semana passada, quando o governo da Dinamarca anunciou que pretende dar fim ao uso de moedas e cédulas de dinheiro em lojas de roupas, postos de gasolina e restaurantes até 2016.
Seu objetivo no longo prazo é tornar-se o primeiro país do mundo a eliminar a circulação de dinheiro físico.
A medida foi apresentada como parte de um pacote de propostas para fomentar a produtividade de negócios.
Mas isso é de fato possível? No caso da Dinamarca, isso parece não só provável, como o governo parece estar em sintonia com os hábitos da população.
Todos os adultos do país têm um cartão de crédito, segundo a Comissão de Pagamentos dinamarquesa, e os pagamentos com dinheiro físico sofreram uma redução de 90% desde 1990. Hoje, apenas um quarto deles é feito desta forma.
Algo parecido vem ocorrendo no Equador, onde o governo do presidente Rafael Correa colocou em prática, em dezembro de 2014, um sistema de dinheiro eletrônico.
Um dos principais motivos era lidar com a exclusão financeira da maior parte de sua população - e o celular tornou-se uma ferramenta para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário