segunda-feira, 6 de abril de 2015

Por Alfredo Brites



 
MUITA TV PODE AUMENTAR O RISCO DE DIABETES.
  Passar horas em frente à televisão pode aumentar o risco de desenvolver diabetes. Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, calcularam que a cada hora que passamos sentados, o risco de ter a doença aumenta em 3,4%. A descoberta foi publicada no periódico Diabetologia.
Para chegar a essa conclusão, a equipe de cientistas se baseou nos resultados do Programa de Prevenção de Diabetes (DPP, na sigla em inglês), um estudo americano realizado com 3.234 adultos acima do peso, que apresentam mais riscos de desenvolver diabetes tipo 2. Durante o programa, os participantes foram divididos em três grupos com diferentes abordagens de prevenção: o primeiro recebeu um placebo, o segundo foi tratado com metformina (um medicamento para diabetes) e o terceiro passou por uma mudança no estilo de vida, que consistia em realizar uma hora e meia de atividade física moderada durante a semana.
Com estes dados em mãos, os pesquisadores investigaram o impacto do sedentarismo (tempo que passamos sentados) no risco de diabetes. Eles descobriram que o risco de desenvolver a doença aumenta 3,4% a cada hora em frente à televisão, independentemente da idade, sexo ou tempo gasto com atividade física.
Os pesquisadores afirmam no artigo que diminuir o tempo que passamos sentados não substitui os benefícios da atividade física. Por isso, o mais importante é mudar os hábitos sedentários.

    ANSIEDADE INFANTIL HÁ UM JOGO

Istoé

Tratar uma criança com depressão ou portadora de transtornos ansiosos é um desafio para médicos e psicólogos. Se para adultos é difícil expressar o que se sente e identificar – e modificar – pensamentos e situações associados às doenças, no caso dos pequenos os limites são ainda mais evidentes. Um instrumento criado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo tornará esta tarefa mais fácil. Trata-se de um programa eletrônico que, por meio de jogos e outras estratégias, proporciona interação, diversão e eficácia.
Batizado de Projeto Transformador, o programa foi criado pela psicóloga Maria Lúcia Rossi, professora do Programa de Ansiedade da instituição. “A psicoterapia com crianças tem particularidades. Geralmente, elas não apresentam capacidade verbal para formular uma narrativa organizada e contextualizada sobre seus problemas”, explica a especialista. Por essa razão, é preciso que o processo terapêutico utilize recursos que facilitam a comunicação com elas. “E os instrumentos computadorizados possibilitam o acesso a esquemas cognitivos, emoções e comportamentos de forma lúdica e criativa, em menos tempo e de modo mais fácil, aumentando a possibilidade de memorização da sessão e a consequente generalização dos conceitos aprendidos”, afirma Maria Lúcia.
 
VITAMINA C   NA SUA MESA.
 Se você ainda não se conscientizou da importância das frutas com vitamina C na sua vida, é bom rever seus conceitos e repensar seus hábitos. Essa vitamina é essencial para a saúde. Sua carência causa uma doença fatal, o escorbuto, marcado por inchaço, dores, hemorragias e feridas que não cicatrizam.
 Além de necessárias para o bom funcionamento do organismo, as frutas com vitamina C protegem contra a imunidade baixa, doenças do coração e dos olhos, e até envelhecimento da pele.
 O consumo das frutas com vitamina C reduz os sintomas de gripes e resfriados. Além disso, pode reduzir o risco de desenvolver pneumonia e infecções pulmonares.
 Elas são também eficiente contra estresse. A vitamina C é benéfica para pacientes com sistema imunológico enfraquecido por essa condição que afeta a saúde mental.
 Outro benefício é que ela aumenta a absorção de ferro. Então, quando você for comer feijão, experimente junto uma fatia de laranja. O ferro dos alimentos de origem vegetal – como verduras e feijões – é melhor absorvido com a vitamina C, prevenindo a anemia.
 A vitamina ainda diminui o desenvolvimento de tumores. Por fim, mais uma vantagem: ela reduz o risco de derrames. 

Veja 5 frutas com vitamina C: acerola, caju, manga, goiaba e laranja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário