terça-feira, 21 de abril de 2015

Por Alfredo Brites

Saiba se empresas espiam seus e-mails







BBC
Eis uma dúvida frequente: meus e-mails estão sendo espionados?
A verdade é que muitos dos e-mails que recebemos reúnem informações sobre nossos hábitos, mesmo que não tenhamos dado nenhuma permissão ou sido informados disso.
Entre estes e-mails "espiões" estão mensagens publicitárias, boletins recebidos sem nunca terem sido solicitados e notificações de todo tipo.
Como funciona?
Empresas como Yesware, Bananatag ou Streak são responsáveis pela gestão de relacionamentos com clientes de outras empresas. Atuam para fortalecer a relação com os atuais clientes ou expandir a base.
Você nunca deve ter ouvido falar delas, mas elas provavelmente sabem algo de você.
Uma das táticas que elas usam é o e-mail. As mensagens que enviam contêm uma imagem transparente para o usuário. Quando o e-mail é aberto, esta etiqueta envia ao servidor uma série de dados.
Basicamente, informam quando a mensagem foi aberta, por qual dispositivo, a que hora e local.
É ilegal?
O procedimento é mais comum do que se imagina. Na verdade, o Google tem uma página na qual guia os anunciantes sobre o processo. Portanto, está longe de ser ilegal.
Outras ferramentas
O Ugly Mail não é o único mecanismo para evitar a espionagem através de e-mails. O PixelBlock, outra extensão do Chrome, bloqueia diretamente as mensagens intrusas.
Apesar disso, a medida mais básica é manter ativos os filtros para e-mails indesejados.
Usuários de programas mais conhecidos, como Windows Live Mail, Microsoft Outlook, Thunderbird, Mail (para Mac) e Evolution (para Linux), contam com controles avançados contra spams.
O mesmo ocorre com os serviços do Hotmail, Yahoo, Gmail, entre outros.
Cinco benefícios de beber água em jejum














A maior parte do organismo humano é formada por água, 75% dos músculos é água, por exemplo. Portanto, é importante consumir uma boa quantidade de água diariamente para manter a saúde.
Com a ingestão de água provocamos uma diurese maior, o que favorece a eliminação de toxinas e previne algumas doenças.
Os especialistas vão mais longe e insistem na importância do consumo da água em jejum. Mas por que?
Segundo o Instituto Europeu de Hidratação, a água é o solvente que permite muitas das reações químicas vitais do organismo, ajudando a manter as funções corporais.
Cinco benefícios do consumo de água em jejum:
  1. Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto do cérebro. Quando estamos hidratados adequadamente, as células do cérebro recebem sangue oxigenado e o cérebro permanece alerta.
  2. O consumo adequado de água é essencial para o bom funcionamento dos rins, ajudando-os a eliminar através da urina os resíduos e nutrientes desnecessários.
  3. A água melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes para que estes possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células.
  4. A água também é uma grande aliada da pele, ajudando a manter a elasticidade e a tonicidade.
  5. A água também atua como um lubrificante para os músculos e articulações: ajuda a proteger as articulações e também o melhor funcionamento dos músculos.
Carmen García Torrent, nutricionista e licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, afirmou que o recomendável é tomar de um a dois copos de água em jejum e, em seguida, continuar bebendo o líquido o resto do dia até chegar aos dois litros.
A nutricionista também afirmou que, depois da ingestão de água, é preciso esperar pelo menos dez minutos antes de fazer alguma refeição para que a água possa atuar sobre o corpo.
A prática do consumo de água com o estômago vazio é muito popular no Japão e os japoneses seguem o que se conhece como "Terapia da Água".
E, abaixo, veja como é esta terapia.
  • Ao acordar, beba quatro copos de água, antes até de escovar os dentes.
  • Não se pode beber mais nada até 45 minutos depois de beber a água.
  • Passado este tempo, a pessoa pode comer e beber normalmente.
  • Até duas horas depois do café da manhã também não se pode comer nem beber nada.
  • A água deve estar na temperatura ambiente ou morna, preferivelmente. E não deve conter flúor ou outros químicos.
É possível viver sem dormir?
 BBC
É incrível pensarmos que, segundo alguns cálculos, uma pessoa que atingir 78 anos terá passado nove deles assistindo televisão, quatro anos dirigindo, 92 dias no banheiro e 48 dias fazendo sexo. Mas nada supera o sono: aquela pessoa terá levado quase 25 anos de sua vida dormindo.
Muitos de nós acreditam se tratar de uma perda de tempo e se perguntam: quanto tempo aguentamos sem dormir? E quais as consequências de não desfrutar do sono?
Qualquer pessoa saudável que planeje descobrir as respostas por sua própria experiência terá dificuldades em executá-lo. "A vontade de dormir é tão forte que ela chega a superar a vontade de comer", afirma Erin Hanlon, professora no Centro de Sono, Metabolismo e Saúde da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. "O cérebro simplesmente embarca no sono, apesar de todos os esforços conscientes para espantá-lo."

Dormir para quê?

A falta de sono pode atrapalhar o ritmo cardíaco e o sistema imunológico, entre outros efeitos.
O motivo exato pelo qual a vontade de dormir é tão forte ainda é um mistério. "A função precisa do sono ainda precisa ser desvendada", afirma Hanlon. Ela acrescenta, no entanto, que algo no sono parece "zerar" os sistemas em nosso organismo.
Além disso, alguns estudos demonstraram que o sono rotineiro e adequado ajuda a curar doenças, fortalece o sistema imunológico, melhora o metabolismo e traz muitas outras vantagens. É por isso que nos sentimos bem ao acordarmos de uma noite bem dormida.
Por outro lado, a falta de sono pode estar ligada a um maior risco de diabetes, problemas cardíacos, obesidade, depressão e outras doenças. Para evitar esses males, nosso corpo envia sinais desagradáveis quando adiamos ou encurtamos o descanso: a energia acaba, o andar se torna cambaleante, as pálpebras pesam sobre os olhos doloridos.
E quanto mais resistimos a dormir, perdemos a capacidade de concentração e de memória.
Se ignorarmos esses efeitos e passarmos dias e dias acordados, nossas mentes começam a se desequilibrar. Alterações de humor, paranoias e alucinações tomam conta. "É uma espécie de loucura", define Atul Malhotra, diretor de medicina do sono da Universidade da Califórnia em San Diego.
A boa notícia é que esses efeitos não são permanentes e podem desaparecer ao se colocar o sono em dia. "Os danos são reversíveis", afirma Jerome Siegel, professor do Centro para a Pesquisa do Sono da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário