sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Por Alfredo Brites




 
O ar da Amazônia vai virar água.

 
Um grupo de empresários brasileiros vai lançar em março uma marca de água mineral retirada não da terra, mas da atmosfera da floresta amazônica.  A Ô Amazon Air Water, de 250 ml, terá preço sugerido de aproximadamente 20 reais, ou para ser preciso, 6,5 euros.
Isso porque 95% da produção terá como destino o mercado europeu, onde será distribuído para 200 pontos de venda de luxo, como o hotel Four Seasons de Lisboa,os 5% restantes serão reservados para o consumidor brasileiro.
Potencial - O processo é similar ao do aparelho de ar-condicionado, que desumidifica o ar e, em seguida, devolve o ar refrigerado, eliminando a água.. Uma simples máquina, feita com exclusividade na China, é capaz de produzir 5 mil litros de água por dia.
"As pessoas nos perguntam qual será o impacto da produção na Amazônia e eu digo que é zero. É como tirar um copo de água de uma piscina olímpica, sendo que durante a noite, a natureza trata de restituir a perda", afirma o sócio e diretor financeiro do negócio, Ricardo Rozgrin. 
 Com embalagem de vidro e uma tampa com resina de amido de milho, repleta de sementes, a proposta é que o cliente depois plante a tampa e compartilhe a informação com a marca e demais consumidores por meio de um aplicativo para smartphones. 

Que tal a companhia da pessoa amada.


Vida Saudável. Segundo um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico Jama Internal Medicine, uma pessoa tem três vezes mais probabilidade de atingir metas como parar de fumar, começar a praticar atividade física ou perder peso se o companheiro fizer a mesma mudança.
Pesquisadores da University College London, na Inglaterra, avaliaram os hábitos de 3.722 casais com mais 50 anos de idade. Entre as tabagistas, 50% conseguiram abandonar o vício quando seus parceiros também o abandonaram. Ao mesmo tempo, 17% das mulheres que pararam de fumar tinham companheiros que não eram fumantes. Apenas 8% das que eram casadas com fumantes deixaram o cigarro.
Quanto à atividade física, dois terços dos homens e mulheres se exercitaram mais quando o parceiro também se exercitou, ante um quarto das pessoas casadas com sedentários. Já na avaliação sobre perda de peso, 26% dos homens eliminaram mais de 5% de seu peso quando fizeram dieta com suas mulheres, ante 10% daqueles que tentaram emagrecer sozinhos. Entre as mulheres, 36% perderam medidas quando acompanhadas de seus maridos, frente a 15% daquelas que fizeram dieta sozinhas. 
. Segundo outra pesquisadora, Sarah Jackson, ainda dá tempo de fazer resoluções saudáveis para 2015. “Realizar as metas junto com o companheiro aumenta as chances de sucesso”, afirma.


Hanseníase


Os Estados do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins, de Rondônia e Goiás são os que concentram áreas de maior risco para a transmissão da hanseníase de acordo com dados divulgados nesta quarta (21) pelo Ministério da Saúde.
O Brasil é o segundo no mundo em pacientes com hanseníase,em 2013, ocorreram 31.044 novos casos da doença, no país. Entre menores de 15 anos, o coeficiente foi de cinco casos para cada 100 mil habitantes. A medição, neste caso, é considerada estratégica porque uma criança doente sinaliza que há um adulto não tratado transmitindo hanseníase.
Dados preliminares de 2014 indicam que a taxa de detecção da doença no país foi 12,14 para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 24.612 novos casos no Brasil. Na população menor de 15 anos, foram identificados 1.793 novos casos. Ao todo, 31.568 pacientes estavam em tratamento no mesmo período.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, transmitida por pessoas doentes que não estão em tratamento. A doença tem cura, mas pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento não for feito de forma adequada.
O ministério recomenda que as pessoas procurem um serviço de saúde, no caso de aparecimento de manchas de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, sobretudo se a mancha apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque. Após iniciado o tratamento, o paciente para de transmitir a doença quase que imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário