segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Por Alfredo Brites



Dieta detox
  
Crédito Revista Época - Na Universidade de Exeter, Reino Unido, o professor Edzard Ernst é  um pouco radical em relação aos adeptos do detox, Ernst se tornou um pesquisador respeitado ao tratar de um campo que muitos cientistas olham com ressalvas – o das terapias médicas alternativas. 
Ele afirma categoricamente que dietas tipo detox faz mal é para o bolso e não resolve nada para o corpo, pois o corpo sabe reagir e eliminar as resinas não necessárias, a bem da verdade o professor “detonou” o detox.
 Um corpo saudável consegue livrar-se delas sem problemas, para isso, trabalham órgãos como o fígado, rins e a pele. “Não precisamos de ajuda externa para isso”, diz Ernst.

Segundo ele, dietas que prometem nos livrar das toxinas acumuladas mentem. Fazem sucesso porque é sedutora a promessa de que podemos comer bobagens e fazer pouco exercício o ano todo para, com um suco, ficar saudáveis: “O conceito do detox é muito atraente por isso: por que não envolve muito esforço”. Sucos e misturas não são capazes de fazer um rim saudável trabalhar melhor. E, se o seu não estiver funcionando, melhor correr para o médico, não para o supermercado.

 
Pele cuidada

(Crédito ig SP)O calor característico do verão é responsável por aumentar a oleosidade da pele – inclusive das mais secas –, e a consequência disso é o surgimento de acne.
O problema, diz a dermatologista Carla Vidal, é bem comum, especialmente na adolescência, e ocorre porque as glândulas pilossebáceas produzem uma quantidade exagerada de secreção gordurosa.
 A Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta que durante o verão alguns cuidados são essenciais para se prevenir: evitar o sol das 11h às 16h e passar um protetor adequado ao seu tipo de pele 30 minutos antes de se expor, repetindo a aplicação de duas em duas horas. “Os melhores produtos para pele acneica têm na embalagem esta informação, além de, geralmente, serem à base de gel”, indica.
Manter uma alimentação saudável também contribui para a diminuição dos sintomas da acne, estudos já mostraram que excluir da rotina diária o leite, seus derivados e a carne pode ter efeitos positivos sobre o tratamento, porque a doença é causada pela ação da dehidrotestosterona, que é um produto da testosterona, hormônio encontrado nesses alimentos.” 
Atenção para os alimentos que têm influência positiva sobre a pele: “Peixes como salmão, anchova e sardinha são ricos em Ômega 3, e frutas, verduras e legumes, em antioxidantes, melhorando a atividade anti-inflamatória.”
Não deixe também de beber pelo menos um litro e meio de água diariamente. “A ingestão de água é fundamental porque mantém a pele hidratada, saudável e fortalecida. Tente tomar também chás de camomila e erva-doce, que são leves e calmantes naturais”, aconselha a nutricionista.

Tira dor Crônica









(Crédito ig) - Dores podem ser amenizadas por meio da hipnose clínica, praticada por médicos ou psicoterapeutas e  especialistas afirmam que, depois de uma sessão de hipnose, é possível reduzir ou até mesmo anular o número de remédios analgésicos.“A pessoa com dor crônica guarda em sua memória a experiência da dor, o que contribui para que ela volte a senti-la. Com a hipnose, o paciente passa a controlar a intensidade da dor e passa a perceber o alívio. Com o tempo, a memória da dor vai se dissipando e o paciente pode deixar de senti-la”, explica a psicoterapeuta e hipnoterapeuta clínica Vânia Calazans.
Na lista de dores que podem ser tratadas por hipnose estão enxaquecas, cólicas menstruais, fibromialgia, dores provocadas por tumores cancerígenos, queimaduras e procedimentos odontológicos, além de outros desconfortos.
O neurocirurgião José Oswaldo de Oliveira Junior, do A.C. Camargo, explica que a hipnose pode recrutar a produção de substâncias que o próprio corpo produz naturalmente e que tem ação analgésica. A psicoterapeuta Vânia ainda acrescenta que a sugestão hipnótica pode reduzir a dor pela ativação de um sistema endógeno inibidor da dor, que desce pela medula espinhal, prevenindo a transmissão da informação da dor para o cérebro.
Nem todo mundo responde ao tratamento. Segundo Osmar Colás, professor e coordenador do grupo de estudos de hipnose da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a técnica funciona apenas em cerca de 15% da população. 
 Tratamento do câncer
Em quem funciona, a técnica é tão eficaz que pode permitir uma cirurgia sem anestesia, como a extração de um tumor cancerígeno. Aliás, a hipnose pode ser importante no tratamento da dor oncológica. “Reduz ansiedade, pode reduzir outros sintomas além da dor, como as náuseas e vômitos causados pela quimioterapia”, diz Oliveira Junior. O médico diz que desde 1991 o Hospital A.C. Camargo Cancer Center usa essa técnica para auxiliar pacientes com câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário