terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Por Alfredo Brites



Beleza masculina: como cuidar da barba e do cabelo depois dos 50. 

 

Para quem gosta de se cuidar, o corte dos fios deve ser feito a cada 30 dias. O tipo de corte vai depender de alguns fatores, como formato do rosto, estilo pessoal e se a textura dos fios é lisa ou crespa. Apesar dessas particularidades, o estilo mais usado hoje em dia é chamado undercut, raspado atrás e nas laterais em degradê, deixando os fios um pouco mais compridos em cima. "É muito versátil e cai bem tanto em jovens como nos mais maduros a exemplo de Brad Pitt", explica o cabeleireiro e barbeiro, Daniel T. Nunes Monteiro, do Garagem, salão exclusivo para o público masculino.
Outro ator sempre muito copiado é George Clooney, famoso pelos fios grisalhos e uma referência em elegância e charme para os homens com mais de 50 anos. Para ficarem com uma aparência parecida, muitos estão assumindo ou disfarçando suavemente os fios com processos como o reflexo invertido ou novas tinturas, cuja fórmula é um pouco menos agressiva que a das antigas. "Eu prefiro essas tinturas novas, porque deixam a aparência super natural”. O cabelo não escurece totalmente e o tom fica ligeiramente acinzentado, avalia o cabeleireiro. 
O produto fica no meio termo entre o tonalizante e a tintura e a aplicação é super rápida, apenas 15 minutos", avisa Daniel. Segundo o profissional, os homens costumam gostar de coisas bem naturais, porque não querem que ninguém repare que algo foi feito.
Para realçar o tom dos grisalhos, é necessário usar um shampoo específico para cabelos brancos uma vez por semana a fim de tirar o amarelado dos fios. Nos demais dias, você pode usar seu shampoo favorito comum.
O mesmo produto e procedimento que você usa para os cabelos, pode ser aplicado na barba e dá até para fazer alisamento para manter os fios assentados. Afinal, uma barba aparada e cuidada dá um up incrível na aparência e compõe um visual bem masculino. No entanto, a maior dificuldade dos homens é fazer o desenho, por isso, muitos frequentam o barbeiro a cada 15 ou 20 dias. Neste intervalo, eles conseguem aparar em casa mesmo alguns fios do pescoço com o barbeador ou lâmina. O desenho da barba vai depender do formato do rosto. "Homens mais gordinhos devem tirar os pelos da bochecha para afinar o rosto, enquanto os rostos quadrados pedem desenhos mais arredondados, principalmente, na região do pescoço. A barba é a moldura do rosto, por isso sempre ajudo o cliente a chegar num desenho que vai favorecer o visual", diz o cabeleireiro e barbeiro da Barbearia Corleone.
Já os cuidados com a limpeza devem ser diários, pois na barba acumulam-se sujeiras e bactérias. Para evitar oleosidade natural da região, o uso do condicionador deve se restringir a duas ou três vezes na semana. "E para escapar de pelos espetados e sem maleabilidade, é indicado usar óleo hidratante específico e um pente fino para barbas maiores”.  
Para quem faz a barba em casa, a lâmina deve ser passada sempre no sentido do pelo, a fim de evitar a foliculite (inflamação do pelo), queixa comum nos consultórios, segundo o dermatologista Marcelo Bellini. "Não existe o melhor método para cuidar da barba. O homem deve analisar se ele se adapta melhor com a lâmina, o barbeador ou a navalha. O importante é cuidar da pele que fica mais sensível depois do 50 anos e dos fios, que se tornam mais finos e com tendência à queda. Caprichar nos cuidados básicos, como usar creme pós-barba e água quente para evitar a vermelhidão e irritação no rosto, é fundamental", finaliza Marcelo.
msn

Nenhum comentário:

Postar um comentário