terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Então é Natal!




                                        ENTÃO É NATAL!
Alfredo Brites*


Recebi cartões de Natal de vários amigos e também de pessoas que nunca tive oportunidade de conversar, de trocar uma palavra que fosse.
Cartões eu disponibilizei na minha pequena árvore de Natal, recebi cartões grandes e alguns pequenos mas de conteúdo magníficos, ao organizá-los parei  e  fiz uma prece rápida e sincera, vi nessas pessoas que me enviaram os cartões o sentido de aproximação de gostar ou do meu trabalho ou por me querer por perto para o próximo ano.
Alguns cartões são muito objetivos com frases ou pensamentos  sem delongas para entender a mensagem  ou seja era para  atingir o interior de quem os lê-se e pronto.
Telefonemas comecei a receber desde já e deve aumentar as ligações:  …” ia meu tudo legal, vou dar uma esticada até a praia e não gostaria de deixar de desejar um feliz Natal um Ano Novo legal para você, certo, falamos ano que vem, tchau”.
Assim tem sido até o momento que escrevo  esta  crônica, uma ligação das mais interessante foi de um amigo aqui da minha terrinha(MS) que me ligou perguntando como era o traje, o que ele precisava levar para a festa do réveillon e se podia levar 3(três) outros amigos para compartilhar, quando disse que não faria nada na minha casa e que passaria fora do Estado, ele disse:…” meu camarada você a cada ano que passa fica mais rico e pão duro, mas não tem nada não passo  dia 3  de janeiro na sua casa para você me oferecer um aperitivo”, desligou dando gargalhadas”.
Falei dos cartões de boas festas impressos e falo agora dos cartões on line que recebi,  recebi de muitos amigos, conhecidos, de empresas onde fiz compras durante o ano.
Imprimi todos  e com toda sinceridade ficaram muito bonitos,  espalhei pela arvore aleatoriamente e olha que ficou mais linda  a minha  pequena árvore de Natal.
Bem faltaram os presentes, não recebi nenhum, mais nenhum mesmo, e para eu não ficar frustrado comprei panetones aqueles do tamanho reduzido, comprei um espumante, algumas frutas e um pote de sorvete e claro uma camisa esporte, estes presentes abrirei e darei a mim mesmo no dia 31 de dezembro, vai ser legal, bem pelo menos  espero.
Comprei uma linda Romã e retirei 12 sementes para fazer simpatia, mais acabei não sabendo como é essa tal de simpatia, preciso ainda ligar para alguém que possa me dar essa informação, ou fazer uma busca na Internet.
ROMÃS: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.
NOZES, AVELÃS, CASTANHAS E TÂMARAS: estas, trazidas para cá  pelos  imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura. 
ROUPA  BRANCA:  O branco representa  luz, pureza, bondade.
LENTILHAS: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa.
A verdade é uma só, começar o Ano Novo com o pé direito já é uma regra. Fazer algumas simpatias poderá ser divertido e mal não vai  fazer, combinado?
Encontrei  essa  prece de Natal de autoria de Ivone Boechat, daí resolvi compartilhar com vocês, espero que sirva como partida para uma reflexão:
Não permite, Senhor,que as crianças peçam esmolas neste Natal!
Enxugue a lágrima da mãe cujo filho não voltou, sara as dores do mal, sensibilize aquele que abandonou…
Que os homens entendam o significado da   estrebaria, como símbolo de humildade, amor, comunhão.
Ouve, ó Senhor, as nossas orações, que a mensagem dos anjos
domine os corações.

Então é Natal! Então é Ano 2015!

*Alfredo Brites -  Jornalista e Professor.
 

2 comentários: